Acesse a loja Nestlé Nutre
Como nutrientes especializados podem contribuir para melhorar  a recuperação após uma cirurgia

Como nutrientes especializados podem contribuir para melhorar a recuperação após uma cirurgia

Algumas cirurgias exigem muito do nosso corpo — e, para se recuperar bem, ele precisa de energia, proteínas e também de alguns nutrientes especiais, chamados “imunonutrientes”. 

Geralmente, os imunonutrientes estão presentes em fórmulas especializadas indicadas pelo profissional de saúde antes e depois da cirurgia, principalmente em casos onde o estado nutricional está mais fragilizado.

Além de contribuírem para o funcionamento do sistema imunológico, esses nutrientes podem contribuir para a cicatrização e diminuição das chances de infecção após a cirurgia(1-4). A seguir, entenda como cada um deles funciona.

 

Quais são os principais “imunonutrientes”?

Arginina

É um aminoácido (“bloco de construção” das proteínas) que o corpo normalmente produz, mas que pode faltar em momentos de estresse, como após uma cirurgia (1-3).

Ela ajuda na cicatrização, pois participa da produção de colágeno, e também auxilia o sistema imunológico, melhorando a resposta de defesa contra infecções (1-3).

Além disso, a arginina contribui para melhorar a circulação, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para os tecidos em recuperação (1-3).

Ômega-3

É uma gordura conhecida por sua ação anti-inflamatória. Após uma cirurgia, o corpo passa por um processo inflamatório natural, e o ômega-3 ajuda a controlar esse processo, contribuindo para evitar que a inflamação se prolongue ou cause complicações (1-8).

Também pode ajudar a preservar a massa muscular e auxiliar o sistema imunológico (1-8).

 

Fórmulas especializadas: quando a comida não basta

Algumas pessoas podem ter dificuldade para comer o suficiente antes ou após uma cirurgia, seja por dor, enjoo, falta de apetite ou até porque as necessidades nutricionais estão muito altas (1, 5-8).

Nesses casos, as fórmulas especializadas podem ser grandes aliadas, quando recomendadas por um profissional de saúde. Além disso, muitos destes produtos são enriquecidos com os imunonutrientes (1).

Quando e como usar as fórmulas especializadas?

O mais importante é seguir corretamente a indicação do médico ou nutricionista com relação a quantidade e horários. Assim, garante-se que o resultado esperado pelo profissional de saúde seja alcançado. 

Sempre converse com a equipe médica e nutricional sobre a melhor opção para o seu caso. As fórmulas especializadas não substituem a alimentação, mas complementam quando o corpo precisa de mais apoio (1).

 

A recuperação começa antes do corte e continua além dos pontos

Com o apoio certo de nutrientes, antes e depois, o corpo fica mais preparado para enfrentar o desafio da cirurgia e voltar mais rápido à rotina. A nutrição certa e recomendada por um profissional de saúde auxilia o corpo a encontrar um caminho para se recuperar e seguir forte.

 

Nota Final: Este conteúdo é informativo e não substitui a consulta e recomendações de profissionais de saúde qualificados. Cada pessoa é única, e o melhor caminho para cuidar da sua saúde será definido em conjunto com sua equipe médica e nutricional. Explore nosso site para mais informações e lembre-se: estamos aqui para apoiar você nessa jornada!

Referências


  1. Programa Impacto Positivo. Preparando o seu paciente para a cirurgia. Nestlé Health Science.  
  2. Morán López JM, Piedra León M, García Unzueta MT, Ortiz Espejo M, Hernández González M, Morán López R, Amado Señaris JA. Perioperative nutritional support. Cir Esp. 2014 Jun-Jul;92(6):379-86. English, Spanish. doi: 10.1016/j.ciresp.2013.12.014. Epub 2014 Apr 2. PMID: 24703727.
  3. Shen J, Dai S, Li Z et al. Effecet of enteral Immunonutrition in patientsundergoing surgery for gastrointestinal cancer: an updated systematic review and meta-analysis. Front. Nutr. 2022: 9.
  4. Adiamah A, Skorepa P, Weimann A et al. The impact of preoperative immune modulating nutrition on outcomes in patients undergo-ing surgery for gastrointestinal cancer: a systematic review andmeta-analysis. Ann. Surg. 2019; 270: 247–56.
  5. Horie LM, et al. Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Câncer. BRASPEN J. 2019;34(Supl 1):2-32. 
  6. Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica. I Consenso brasileiro de nutrição oncológica da SBNO. Rio de Janeiro: Edite, 2021. 
  7. Muscaritoli M, et al. ESPEN practical guideline: Clinical Nutrition in cancer. Clin Nutr. 2021;40(5):2898-2913. 
  8. Weimann A, et al. ESPEN practical guideline: Clinical nutrition in surgery. Clin Nutr. 2021;40(7):4745-4761