Algumas cirurgias exigem muito do nosso corpo — e, para se recuperar bem, ele precisa de energia, proteínas e também de alguns nutrientes especiais, chamados “imunonutrientes”.
Geralmente, os imunonutrientes estão presentes em fórmulas especializadas indicadas pelo profissional de saúde antes e depois da cirurgia, principalmente em casos onde o estado nutricional está mais fragilizado.
Além de contribuírem para o funcionamento do sistema imunológico, esses nutrientes podem contribuir para a cicatrização e diminuição das chances de infecção após a cirurgia(1-4). A seguir, entenda como cada um deles funciona.
Quais são os principais “imunonutrientes”?
Arginina
É um aminoácido (“bloco de construção” das proteínas) que o corpo normalmente produz, mas que pode faltar em momentos de estresse, como após uma cirurgia (1-3).
Ela ajuda na cicatrização, pois participa da produção de colágeno, e também auxilia o sistema imunológico, melhorando a resposta de defesa contra infecções (1-3).
Além disso, a arginina contribui para melhorar a circulação, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para os tecidos em recuperação (1-3).
Ômega-3
É uma gordura conhecida por sua ação anti-inflamatória. Após uma cirurgia, o corpo passa por um processo inflamatório natural, e o ômega-3 ajuda a controlar esse processo, contribuindo para evitar que a inflamação se prolongue ou cause complicações (1-8).
Também pode ajudar a preservar a massa muscular e auxiliar o sistema imunológico (1-8).
Fórmulas especializadas: quando a comida não basta
Algumas pessoas podem ter dificuldade para comer o suficiente antes ou após uma cirurgia, seja por dor, enjoo, falta de apetite ou até porque as necessidades nutricionais estão muito altas (1, 5-8).
Nesses casos, as fórmulas especializadas podem ser grandes aliadas, quando recomendadas por um profissional de saúde. Além disso, muitos destes produtos são enriquecidos com os imunonutrientes (1).
Quando e como usar as fórmulas especializadas?
O mais importante é seguir corretamente a indicação do médico ou nutricionista com relação a quantidade e horários. Assim, garante-se que o resultado esperado pelo profissional de saúde seja alcançado.
Sempre converse com a equipe médica e nutricional sobre a melhor opção para o seu caso. As fórmulas especializadas não substituem a alimentação, mas complementam quando o corpo precisa de mais apoio (1).
A recuperação começa antes do corte e continua além dos pontos
Com o apoio certo de nutrientes, antes e depois, o corpo fica mais preparado para enfrentar o desafio da cirurgia e voltar mais rápido à rotina. A nutrição certa e recomendada por um profissional de saúde auxilia o corpo a encontrar um caminho para se recuperar e seguir forte.
Nota Final: Este conteúdo é informativo e não substitui a consulta e recomendações de profissionais de saúde qualificados. Cada pessoa é única, e o melhor caminho para cuidar da sua saúde será definido em conjunto com sua equipe médica e nutricional. Explore nosso site para mais informações e lembre-se: estamos aqui para apoiar você nessa jornada!
Referências
- Programa Impacto Positivo. Preparando o seu paciente para a cirurgia. Nestlé Health Science.
- Morán López JM, Piedra León M, García Unzueta MT, Ortiz Espejo M, Hernández González M, Morán López R, Amado Señaris JA. Perioperative nutritional support. Cir Esp. 2014 Jun-Jul;92(6):379-86. English, Spanish. doi: 10.1016/j.ciresp.2013.12.014. Epub 2014 Apr 2. PMID: 24703727.
- Shen J, Dai S, Li Z et al. Effecet of enteral Immunonutrition in patientsundergoing surgery for gastrointestinal cancer: an updated systematic review and meta-analysis. Front. Nutr. 2022: 9.
- Adiamah A, Skorepa P, Weimann A et al. The impact of preoperative immune modulating nutrition on outcomes in patients undergo-ing surgery for gastrointestinal cancer: a systematic review andmeta-analysis. Ann. Surg. 2019; 270: 247–56.
- Horie LM, et al. Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Câncer. BRASPEN J. 2019;34(Supl 1):2-32.
- Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica. I Consenso brasileiro de nutrição oncológica da SBNO. Rio de Janeiro: Edite, 2021.
- Muscaritoli M, et al. ESPEN practical guideline: Clinical Nutrition in cancer. Clin Nutr. 2021;40(5):2898-2913.
- Weimann A, et al. ESPEN practical guideline: Clinical nutrition in surgery. Clin Nutr. 2021;40(7):4745-4761
![[PSP-2.0] - Conteúdo relacionado - Artigo -Nestlé Nutrição até Você](https://www.programanestlenutre.com.br/media/wysiwyg/Rectangle_2466_1.png)
![[PSP-2.0] - Conteúdo relacionado - Artigo -Nestlé Nutrição até Você](https://www.programanestlenutre.com.br/media/wysiwyg/NHS_-_E-com_NAV_-_Programa_Nestl_Nutre_-_Pilar_Disfagia_-_Miniatura_3.png)
![[PSP-2.0] - Conteúdo relacionado - Artigo -Nestlé Nutrição até Você](https://www.programanestlenutre.com.br/media/wysiwyg/image-article-related-content.jpg)